A Cia. de Teatro Amandaba foi criada há três anos na cidade Rio de Janeiro pela atriz, diretora e produtora teatral Beth Araujo.

Amandaba em tupi = "Circular". Percurso que vem sendo feito através de uma abordagem prática ligada a uma abordagem teórica, objetivando a compreensão e a potencialização do fazer teatral em constante circulação, (des)construindo corpo e linguagem artística na procura do teatro, da dança e da palavra.

Seu repertório prioriza textos de escritores brasileiros e temas ligados ao universo feminino.

..........................................................................................................................................................................................

sexta-feira, 13 de março de 2009

Mulheres de Peito

O Projeto Mulheres de Peito pretende revelar um pouco da história de mulheres que ainda hoje permanecem ignoradas pela história brasileira. Algumas consagradas nas páginas escritas por historiadores, outras perdidas nas entrelinhas da história, outras ainda presentes apenas na lembrança de poucos.

Para cumprir nosso propósito de homenageá-las, utilizamos o critério de relevância da própria história dessas mulheres. A capacidade que cada uma teve de representar a condição feminina típica em seu tempo e em seu meio social.

Expoentes fundamentais de uma sociedade marcada pela exclusão social, essas mulheres tiveram participação nas várias formas de lutas.

Deste modo, contemplamos aquelas que se destacaram em cena pública em diversas esferas de atuação até o ano de 1975. A decisão tomada justifica-se pelo fato de que neste mesmo ano de 1975 inaugurou-se uma nova fase do movimento feminino no Brasil. O qual se estende até os nossos dias.

........................................................................................................................................................

A partir de março de 2009, pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Cia. de Teatro Amandaba - vai revelar parte da história de vida dessas mulheres extraordinárias, que "peitaram" preconceitos sociais, venceram e vencem até os nossos dias.

SESC Tijuca
Dia 11 de março às 19h30min


SESC Caxias
Dia 13 de março às 15h

No elenco:
Beth Araujo, Bruna Morena, Gelda Veloso, Guidi Vieira, Tatheena Resende, Jorge Gaia e Paulo Oliveira






quinta-feira, 12 de março de 2009

I MOSTRA BRASILEIRA DE POESIA DE MARICÁ




ARNALDO ANTUNES É ATRAÇÃO EM MARICÁ, A CIDADE DA POESIA

Depois de Ferreira Gullar, Affonso Romano de Sant'Anna, Gilberto de Mendonça Teles, Chacal, Altay Veloso e outros nomes de peso da poesia nacional, a I Mostra Brasileira de Poesia, projeto da Secretaria Municipal de Maricá e de curadoria da atriz e produtora Beth Araujo, apresenta nesta sexta-feira, a partir das 18 horas, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, o poeta Arnaldo Antunes. Um dos expoentes da corrente modernista ou pós-modernista, Arnaldo Antunes se notabilizou no cenário artístico nacional como membro do grupo de rock "Os Titãs", na década de 90. Depois, em 2002, forma "Os Tribalistas", com Marisa Monte e Carlinhos Brown. Além de músico, ele é poeta, escritor e artista plástico.

I MOSTRA BRASILEIRA DE POESIA, segundo seu idealizador, o secretário municipal de Cultura, o poeta Sady Biachin, segue orientação do prefeito Washington Quaquá de valorizar o homem através da arte. "Estamos transformando Maricá na Cidade da Poesia", disse o secretário.

Programa da I Mostra Brasileira de Poesia de Maricá


"A POESIA É TEIMOSA E PERSISTENTE." (Ferreira Gullar)

Ninguém menos que Ferreira Gullar, acompanhado dos poetas e jornalistas Camilo Mota, Gilson Herval e Sady Biachin, deu o ponta-pé inicial para o Projeto MARICÁ CIDADE DA POESIA nesta quinta-feira, dia 12. Ferreira Gular não escondeu sua satisfação ao realizar a palestra "Poesia e a Realidade Brasileira" e enalteceu a iniciativa. "O fato de uma cidade como Maricá criar este tipo de projeto me dá uma grande alegria e esperança, porque a poesia é teimosa e persistente, até por não ter um público certo nos grandes meios de comunicação.", disse Ferreira Gular.

A Secretaria de Cultura escolheu justamente esta data (14 de março) para dar início ao projeto por ser o Dia Nacional da Poesia e aniversário do "imortal" poeta Castro Alves.

No sábado, Affonso Romano de Sant'Anna irá falar sobre "Tendências da Poesia Nacional", às 18 horas, no restaurante Maria do Céu. Logo depois, às 20h, grandes poetas estarão na Praça Orlando de Barros Pimentel no Centro.