A Cia. de Teatro Amandaba foi criada há três anos na cidade Rio de Janeiro pela atriz, diretora e produtora teatral Beth Araujo.

Amandaba em tupi = "Circular". Percurso que vem sendo feito através de uma abordagem prática ligada a uma abordagem teórica, objetivando a compreensão e a potencialização do fazer teatral em constante circulação, (des)construindo corpo e linguagem artística na procura do teatro, da dança e da palavra.

Seu repertório prioriza textos de escritores brasileiros e temas ligados ao universo feminino.

..........................................................................................................................................................................................

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

VOZ(es)

Curta temporada no Parque das Ruínas:
O espetáculo poético VOZ(es) reúne alguns dos mais conhecidos poetas brasileiros.

Em cena, obras de mestres consagrados e novos autores, tendo como proposta fundamental “A contribuição para a formação de leitores capazes de reconhecer as sutilezas, as particularidades, os sentidos, a extensão e a profundidade das construções literárias.” (MEC, 1997); o que propicia a integração de crianças e jovens com a poesia.

Para tanto selecionamos diversos poetas, de diferentes épocas e estilos literários, num "recital" que vai conjugar teatro, música e dança.

Os atores da Cia. de Teatro Amandaba vão produzir com imagens, voz e corpo belos jogos metafóricos em construções cênicas, brincando com as palavras e com os sentidos.


serviço:
Dias: 23 e 30 de outubro; 06, 13, 20 e 27 de novembro (sextas-feiras)
Local: Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa (próximo ao Largo do Curvelo)
Horário: 19 horas
Entrada franca (distribuição de senhas 1 hora antes do espetáculo)

sábado, 5 de setembro de 2009

O Rei de Pasárgada - da obra de Manuel Bandeira



A Cia. de Teatro Amandaba prepara duas apresentações para o dia 14 de setembro, na XIV Bienal do Livro do Rio de Janeiro, às 09 horas e às 14 horas.



Texto e direção de Beth Araujo

Com Beth Araujo e Jorge Gaia




serviço:
XIV Bienal do Livro - Pavilhão 4
Auditório "Livro em cena"
Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca - RJ

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

INFORMATIVO: A apresentação do dia 18 de agosto (terça-feira) do espetáculo "Na magia do folclore" foi adiada para o dia 21 de agosto (sexta-feira)!

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Na Magia do Folclore


Folclore, cultura popular, tradição, cantigas, cirandas, lendas são palavras que, obrigatoriamente, nos remetem ao passado. Embora o folclore seja feito e refeito a cada instante, mas sempre acrescentando, nunca ressaltando um valor em detrimento do outro.

O espetáculo "Na magia do folclore" visa estabelecer um contato físico do público urbano com as várias manifestações do folclore. Por isso a necessidade de aprofundar esta pesquisa, para que a criança brasileira, principalmente as da periferia, hoje sufocadas pelo desenvolvimento urbano, possam reconquistar as suas utopias. Redescobrir a sua história...


... Sua cultura.



................................................................................................................................................

Direção: Beth Araujo

Elenco:
Bruna Morena
Camilla Pinto
Tatheena Resende
Diogo Guimarães
Jorge Gaia
Marcelo Velloso
Uellington Preto

Realização: Cia. de Teatro Amandaba
..................................................................................................................................................

Dia: 21 de agosto
Local: SESC Duque de Caxias
Endereço: Rua General Argolo, 47 - Jd 25 de agosto
Horário: 14 horas
Informações: (21) 3659 8412 ou (21) 3659 8413
Entrada franca!

Dia: 28 de agosto
Local: SESC Nova Iguaçu
Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá
Horário: 14 horas
Informações: (21) 2797 3001
Entrada franca!


..................................................................................................................................................

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Rei de Pasárgada - da obra de Manuel Bandeira







A cia. de teatro Amandaba homenageia o poeta em única apresentação no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo.


Dia: 18 de julho
Horário: 17 horas
Local: Centro Cultutal Laurinda Santos Lobo (na Biblioteca Municipal de Santa Tereza)
Endereço: Rua Monte Alegre, 306 - Santa Tereza - RJ
Informações: (21) 2242 9741

domingo, 14 de junho de 2009

Lição de botânica (Mulheres de Machado)

Dando continuidade ao grande sucesso do espetáculo Mulheres de Machado, a cia. de teatro Amandaba confirma mais duas apresentações para o mês de julho deste ano.


40 Anos da AFIPERJ
Dia: 07 de Julho
Horário: 17 horas
Endereço: Rua da Quitanda, 30 - 12º andar
Tel.: (21) 2509 8771


CAPEMI - Museu João e Maria
Dia: 10 de Julho
Horário: 18 horas
Endereço: Rua Marechal Floriano, 19 - Sobreloja
Tel.: (21) 2253 3257 / (21) 4009 7032
Reservas: das 09 às 17 horas
Entrada franca

domingo, 24 de maio de 2009

A árvore e a menina da janela

A cia. de teatro Amandaba apresentou o espetáculo infantil "A Árvore e a Menina da janela" dia 23 de maio em Maricá durante as comemorações dos 195 anos da cidade!
Acácia, uma árvore que foi criada na calçada do movimentado Edifício Pertinho do Céu. Entre carros, buzinas, fumaça, xixi de cachorro e lixo ela conseguiu sobreviver como por milagre.

Janete, uma menina bonita e inteligente, ficava na janela de seu apartamento contando placas de carros, até que um dia, escuta surpresa a árvore falar com ela.

A partir deste dia, tornam-se grandes amigas.

Um dia, Acácia revela que tem um grande sonho: o de poder andar para chegar até o Parque Florestal, enfiar suas raízes na terra e lá viver ao lado de outras árvores de sua família.

Emocionada com o desejo de Acácia, a menina Janete recorre ao amigo da escola Carlos Pinto, que era conhecido como o mágico CP Chong’s nas horas vagas.

Depois de muitas mágicas desastradas e engraçadas, o mágico CP Chong’s consegue fazer com que a amiga árvore ande e, finalmente, possa viver ao lado de sua família no Parque Florestal.

..................................................................................................................................................
Texto e Direção: Beth Araujo

Elenco:
Guidi Vieira
Tatheena Resende
Jorge Gaia
Bruno Perrotta

realização:
Amandaba Produções Artísticas Ltda
..................................................................................................................................................








sexta-feira, 13 de março de 2009

Mulheres de Peito

O Projeto Mulheres de Peito pretende revelar um pouco da história de mulheres que ainda hoje permanecem ignoradas pela história brasileira. Algumas consagradas nas páginas escritas por historiadores, outras perdidas nas entrelinhas da história, outras ainda presentes apenas na lembrança de poucos.

Para cumprir nosso propósito de homenageá-las, utilizamos o critério de relevância da própria história dessas mulheres. A capacidade que cada uma teve de representar a condição feminina típica em seu tempo e em seu meio social.

Expoentes fundamentais de uma sociedade marcada pela exclusão social, essas mulheres tiveram participação nas várias formas de lutas.

Deste modo, contemplamos aquelas que se destacaram em cena pública em diversas esferas de atuação até o ano de 1975. A decisão tomada justifica-se pelo fato de que neste mesmo ano de 1975 inaugurou-se uma nova fase do movimento feminino no Brasil. O qual se estende até os nossos dias.

........................................................................................................................................................

A partir de março de 2009, pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Cia. de Teatro Amandaba - vai revelar parte da história de vida dessas mulheres extraordinárias, que "peitaram" preconceitos sociais, venceram e vencem até os nossos dias.

SESC Tijuca
Dia 11 de março às 19h30min


SESC Caxias
Dia 13 de março às 15h

No elenco:
Beth Araujo, Bruna Morena, Gelda Veloso, Guidi Vieira, Tatheena Resende, Jorge Gaia e Paulo Oliveira






quinta-feira, 12 de março de 2009

I MOSTRA BRASILEIRA DE POESIA DE MARICÁ




ARNALDO ANTUNES É ATRAÇÃO EM MARICÁ, A CIDADE DA POESIA

Depois de Ferreira Gullar, Affonso Romano de Sant'Anna, Gilberto de Mendonça Teles, Chacal, Altay Veloso e outros nomes de peso da poesia nacional, a I Mostra Brasileira de Poesia, projeto da Secretaria Municipal de Maricá e de curadoria da atriz e produtora Beth Araujo, apresenta nesta sexta-feira, a partir das 18 horas, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, o poeta Arnaldo Antunes. Um dos expoentes da corrente modernista ou pós-modernista, Arnaldo Antunes se notabilizou no cenário artístico nacional como membro do grupo de rock "Os Titãs", na década de 90. Depois, em 2002, forma "Os Tribalistas", com Marisa Monte e Carlinhos Brown. Além de músico, ele é poeta, escritor e artista plástico.

I MOSTRA BRASILEIRA DE POESIA, segundo seu idealizador, o secretário municipal de Cultura, o poeta Sady Biachin, segue orientação do prefeito Washington Quaquá de valorizar o homem através da arte. "Estamos transformando Maricá na Cidade da Poesia", disse o secretário.

Programa da I Mostra Brasileira de Poesia de Maricá


"A POESIA É TEIMOSA E PERSISTENTE." (Ferreira Gullar)

Ninguém menos que Ferreira Gullar, acompanhado dos poetas e jornalistas Camilo Mota, Gilson Herval e Sady Biachin, deu o ponta-pé inicial para o Projeto MARICÁ CIDADE DA POESIA nesta quinta-feira, dia 12. Ferreira Gular não escondeu sua satisfação ao realizar a palestra "Poesia e a Realidade Brasileira" e enalteceu a iniciativa. "O fato de uma cidade como Maricá criar este tipo de projeto me dá uma grande alegria e esperança, porque a poesia é teimosa e persistente, até por não ter um público certo nos grandes meios de comunicação.", disse Ferreira Gular.

A Secretaria de Cultura escolheu justamente esta data (14 de março) para dar início ao projeto por ser o Dia Nacional da Poesia e aniversário do "imortal" poeta Castro Alves.

No sábado, Affonso Romano de Sant'Anna irá falar sobre "Tendências da Poesia Nacional", às 18 horas, no restaurante Maria do Céu. Logo depois, às 20h, grandes poetas estarão na Praça Orlando de Barros Pimentel no Centro.